domingo, 12 de julho de 2009

Alex Ferguson e os atacantes

        Para algumas pessoas que examinem detalhadamente o elenco 09-10 do Manchester United, causa certa estranheza a falta de atacantes. Já era um tanto clara no ano passado, mas o setor ficou mais "debilitado" com as saídas de Tevez, um monstro dentro de campo, e Cristiano Ronaldo, que jogava de centroavante em algumas partidas. Para repor as perdas na posição, apenas Michael Owen, uma aposta, foi contratado.
        Estranheza que desaparece ao se analisar as intenções táticas de Alex Ferguson, um grande gênio. No final da temporada passada, Sir Alex passou a utilizar, em alguns jogos, um esquema que varia entre o 4x4x1x1 e o 4x2x3x1, semalhante aos de Liverpool e Corinthians. Nos três times, a formação prporciona muitas variações, velocidade e marcação bastante forte. 
O esquema consiste em uma linha de quatro, dois volantes à frente da zaga(um mais técnico, com melhor passe), dois alas/pontas e um meia central, além do centroavante mais fixo. A eficiência do sistema depende, essencialmente, de 4 jogadores: o volante técnico, o meia central e os dois alas/pontas.
   - O bom passador(Elias/Alonso/Scholes) tem a função de iniciar a saída de bola, armando o time a partir do campo de defesa e dividindo as funções de criação com o meia central; 
   - O meia, por sua vez, tem um pouco mais de liberdade para atcar, se aproximando do atacante com jogadas em velocidade e chutes de longa distância. Também é responsável pela armação dos contra-ataques(pois fica à frente da linha da bola) e por algumas funções defensivas, como impedir a progressão do volante adversário. nos casos citados, jogamd essa maneira Douglas, Anderson e Gerrard.
   - Já os alas/pontas são os que mais se movimentam durante o jogo, e que mais variam de função. Ao atacar, devem avançar, formando uma linha de três jogadores com o meia ou com o atacante, de acordo com o que o treinador definir. Sem a bola, devem recuar até o próprio campo, formando uma linha bastante forte com os dois volantes. Fazem bem essa função Dentinho, Jorge Henrique, Rooney, Valencia, Kuyt e Riera. 
        Portanto, podemos perceber que as intenções de Sir Alex são pensadas, e as novas caras do clube foram escolhidas a dedo, para que a execução seja perfeita. Espero que a idéia seja mais aplicada nos times brasileiros, pois se encaixaria muito bem com as características de nossos jogadores. Onde está sendo aplicada, está dando certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário