sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Culpem os culpados

Na última rodada do Brasileirão, no jogo que sacramentou o rebaixamento do Coritiba, alguns marginais invadiram o gramado do Estádio Couto Pereira, e causaram tumulto, agressões e violência na forma mais pura.
Esperava-se que todos os responsáveis tivessem uma punição exemplar, e que fossem devidamente penalizados pelos atos de vandalismo que realizaram. Mas, estamos no Brasil, e isso obviamente não aconteceu.
De apenas 18 invasores presos, dez já foram liberados, e outros estão quase livres. A busca pelos outros responsáveis já se encerrou, e esses dezoito foram os acusados por tudo. Para piorar a situação, o STJD puniu o Coritiba com a perda de 30(!) mandos de campo em competições organizadas pela CBF. Ou seja, Coritiba no Couto só em 2011.
Mas qual a real responsabilidade do clube numa situação como essa? Quem tem a obrigação de prover segurança a torcedores, jogadores e jornalistas, num estádio de futebol, é a Polícia Militar. Por motivos diversos, a PM não vem cumprindo com eficiência seu papel, e os estádios têm se tornado ambientes inóspitos para todos.
Obviamente, os policiais não têm como realizar seu trabalho sozinhos, sem o apoio do governo e do clube. É função de toda a sociedade buscar soluções para a violência nos estádios, que deveriam ser um local de diversão e lazer para toda a família. Portanto, é injusto punir o clube e a grande maioria dos torcedores pela ação de alguns poucos. Que, por sinal, não serão punidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário